A importância dos fãs e seguidores na restauração

A importância dos fãs e seguidores na restauração

É certo que as redes sociais tornaram-se parte integrante das nossas vidas. Desde a partilha de interesses até às conversas com os amigos, passando também pela participação em concursos e passatempos, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil numa das redes sociais mais populares do mundo.
 

Dada à facilidade de alcançar um público geral e segmentá-lo de acordo com as suas preferências, as redes sociais ganharam um papel importante como ferramenta de marketing utilizada por várias empresas.
 

Relativamente à área da restauração, a Internet tem um papel preponderante na tomada de decisão das pessoas que procuram restaurantes ou ementas diferentes. Segundo o Google, cerca de 70% dos utilizadores de Internet pesquisam informações sobre os restaurantes a fim de fundamentar a sua escolha, nomeadamente em sites como TripAdvisor, Yelp ou Foursquare que ajudam no momento da decisão através de um sistema de rating e comentários que são colocados por outras pessoas que já tenham visitado o local. Tudo depende da experiência dos utilizadores que comentam ou atribuem rating aos sites.
 

Ora, ninguém gosta de receber uma pontuação ou um comentário negativo acerca do seu serviço, por isso é de extrema importância a opinião das pessoas sobre um negócio. A necessidade de se gerir comunidades nas redes sociais torna-se bastante crucial para um negócio local, pois ajuda a captar a atenção e as emoções das pessoas para o propósito do serviço. Desde monitorizar dados, ouvir e responder às críticas, receber sugestões e recomendações da comunidade, qualquer pormenor revela ser indispensável para o sucesso de um negócio.
 

Se o seu negócio já se encontra nas redes sociais ou se pretende criar uma conta no futuro, tenha em consideração:
 

Os ratings geram dinheiro
Normalmente, as notícias negativas espalham-se depressa pelas redes sociais. Evite más experiências e melhore a qualidade do seu serviço para obter ratings e comentários positivos.
 

Interação com fãs/seguidores
Um dos erros mais praticados pelos restaurantes nas redes sociais é a inércia na comunicação das suas páginas. É importante manter a sua comunidade de fãs e de seguidores sempre informada sobre o que se passa no seu negócio.
 

Excesso de posts nas redes sociais
Se por um lado é importante comunicar com a comunidade, o excesso de publicações é igualmente negativo. A sua base de seguidores pode ficar saturada e é bastante complicado voltar a captar a sua atenção.
 

Pedro A. Godinho,
Digital Marketing Manager, @atasteofit

"estamos online e usamos estratégias de marketing digital para interagir com pessoas"


Leave a comment

Filtered HTML

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Shortcodes usage

  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.