7 formas de utilizar o Instagram para Restaurantes

7 formas de utilizar o Instagram para Restaurantes

  • By
  • 0

Todos nós adoramos boa comida. Muitas pessoas colocam até a atividade de "comer fora" no topo das suas atividades sociais preferidas. Para além disso, todos nós gostamos de partilhar as nossas experiências, experimentar novos restaurantes e saber onde é que os outros vão comer. E o Instagram é uma ótima rede social para este efeito! Esta rede social utiliza como base a funcionalidade de fotografia/vídeo do smartphone, levando os utilizadores partilharem fotos e pequenos vídeos nas suas redes sociais.

 

Ora aqui está uma boa forma dos restaurantes se autopromoverem junto dos seus fãs e potenciais clientes!

 

 

Hoje trazemos 7 formas de utilizar o Instagram para promover o seu restaurante.

 

1. Dê a conhecer o seu restaurante: apresente as operações, produtos, ambiente e até mesmo o staff

Tire fotos aos aperitivos, entradas, sobremesas, ambiente da sala, membros da equipa e até mesmo ao que se passa por detrás das cortinas. Mostre imagens da equipa a servir os clientes, a brincar nas pausas ou a preparar grandes eventos. Partilhe fotos e pequenos vídeos regularmente para construir a sua audiência e fazer com que continuem a regressar e a chamar outros. E atenção: não se alonge nas legendas! Escreva coisas simples a pedir feedback ou a explicar as fotos.

 

 

2. Mostre os novos pratos ou bebidas que introduziu na sua ementa

O Instagram é ideal para partilhar coisas no momento em que acontecem pois não necessita de textos longos. Se atualizar a sua ementa ou carta de bar, partilhe as fotos dos novos produtos para aguçar a curiosidade dos clientes e aumentar a sua vontade de os experimentarem na próxima visita.

 

 

3. Aposte na otimização da qualidade das suas fotos

Utilize uma câmara fotográfica ou uma aplicação do seu smartphone especializada em fotografias ao invés da câmara do Instagram para conseguir uma melhor qualidade fotográfica. De seguida, pode utilizar uma app de edição de fotografias como o VSCO ou Snapseed. Et voilá, está pronto para fazer furor no Instagram.

 

 

4.  Leve os seus clientes a publicarem fotos tiradas no seu estabelecimento

Peça à sua equipa para encorajar os clientes a publicarem fotos no restaurante. As melhores imagens até poderão depois ser afixadas no restaurante ou como utilizadas como publicidade online. Pode até oferecer uma recompensa aos utilizadores com as melhores fotos oferecendo um desconto ou uma refeição gratuita, gerando assim um maior interesse em participar. Outro exemplo que pode resultar muito bem é a criação de um passatempo, com o mesmo tipo de “prémio”, para fazer com que os clientes tirem várias fotos e promovam o seu restaurante nas suas próprias redes sociais bem como na do restaurante.

 

 

5. Publique as fotos do Instagram noutras plataformas

Com o Instagram, pode publicar as suas fotos diretamente nas outras redes sociais, tais como: Facebook, Tumblr, Flickr, Foursquare, Twitter ou até por email. Utilize esta funcionalidade para atrair mais pessoas e, quem sabe, a captura de um bom momento se possa transformar numa foto viral.

 

 

6. Promova a envolvência do restaurante em Eventos

Costuma levar o seu restaurante a feiras ou festivais? Se sim, essa será uma ótima oportunidade para criar uma espécie de foto-reportagem que irá promover a presença do restaurante no evento. Para além de manter a sua comunidade online atualizada, irá fazer com que as pessoas que visitem o seu restaurante no Evento saibam da sua presença online e que, neste caso específico, o descubram no Instagram.

 

 

7. Conte histórias com imagens

As fotografias podem ajudar a contar uma história sem utilizar muito texto. Por exemplo, mostre a remodelação do seu espaço, como é trabalhar num dia de agitação, que instituição de caridade ajuda, etc. Utilize o Instagram para envolver a comunidade na sua história e, mais importante, no seu dia-a-dia.

 

 

Bónus: Hashtags e Geo-tagging

As hashtags (#) e o geo-tagging ajudam as pessoas a encontrar os posts do seu restaurante, por tema ou por localização. Crie uma hashtag memorável e faça com que os seus clientes partilhem fotos no seu espaço utilizando a respetiva hashtag (ex: #AquelaComidaÚnica, #ComerComOsOlhos, #SaboresDivinos, etc.).

Dicas para criar interação:

- Promova a mesma hashtag nos posts do seu blog, nas suas campanhas publicitárias, no estacionário e nas redes sociais.

- Envie informação sobre a hashtag nos seus emails e nas suas newsletters.

- Geolocalize os seus posts para que as pessoas saibam onde é o restaurante.

- Clique na sua hashtag e no geo-tagging e interaja com as pessoas que as utilizam.

 

Pronto para promover o seu restaurante no Instagram? Queremos ajudá-lo a reforçar a sua presença online! Se tiver dúvidas, indique-nos nos comentários


Leave a comment

Filtered HTML

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Shortcodes usage

  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.